PROMOVER Liderar Com Proposito

O QUE CONSIDERAR ANTES DE PROMOVER A LÍDER

Os maiores déficits dos líderes brasileiros estão na capacidade em Gestão Global e a capacidade em Gerir Pessoas. É o que revela uma avaliação de potencial realizada pela consultoria Kienbaum Brasil com mais de 18 mil líderes.

O que de maneira bem simples, eu relaciono à falta de visão sistêmica e consequentemente de orientação de grupos.

Uma está relacionada a outra de maneira muito íntima.

E a falta de visão sistêmica conecta-se ao modelo estrutural da maioria das empresas: Os funcionários não são, de maneira geral, estimulados a olhar e contribuir com o negócio, mas sim, a cuidar e vigiar seus números individuais ou de setor.

E o que acontece?

Acabamos por formar então ótimos técnicos ‘entregadores’ de resultados quantitativos que se tornarão ótimos técnicos ‘entregadores’ de resultados quantitativos com cargos de liderança.

Quando os convidamos a olhar para a empresa de maneira diferente, com ‘olhos de empreendedor’, descobrimos que não são capazes ou possuem muita dificuldade para tanto.

Estão mais preocupados em manter a ‘boa imagem’ da sua equipe (o que não é gerir pessoas) e garantir que outros setores também sejam ‘punidos’ quando há falhas ou maus resultados.

Percebendo o erro cometido nesta promoção, passamos a ‘corrigi-lo’ com uma enxurrada de cursos e treinamentos intensivos sobre comportamento humano, coaching, liderança, gestão colaborativa e autoconhecimento.

Esperando que, como mágica, estes técnicos super qualificados, transformem-se em empreendedores e engajadores natos da noite pro dia.

Ou seja, colocamos a carroça na frente dos bois.

Antes de promover, certifique-se que o futuro líder enxerga além do seu cargo e investe em um relacionamento integrador com seus colegas.

Antes de candidatar-se para o cargo, certifique-se que a sua habilidade de pensar como um empreendedor esteja minimamente desenvolvida. Assim como a sua capacidade de representar e estimular um grupo de pessoas.

Desenvolva o líder antes do cargo.

Almeje o cargo depois de despertar o DNA de líder.

Do contrário, é possível também seguir adiante. Só não vai dar pra saber direito para onde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *