ASSESSORIA EM GESTÃO DE PESSOAS

Como assessora meu papel não é solucionar um problema específico, mas sim, atuar como uma ‘ferramenta’ de aceleração para resultados globais.

A Assessoria é um serviço de relação à longo prazo que foca-se em diagnosticar incoerências ou problemas estruturais e atuar sobre eles de maneira constante.

Neste serviço em específico, a principal meta é conectar todas as ações e processos em Gestão de Pessoas ao Propósito da Equipe ou Instituição.

ASSESSORIA PARA NEGÓCIOS

Neste modelo o foco é aperfeiçoar e profissionalizar a cultura e identidade institucional. Vamos transformar as práticas em Gestão de Pessoas em ferramentas para estimular o senso de pertença e comprometimento dos liderados.

A cultura institucional (ou a mudança/melhora dela) vai muito além da criação de regras, projetos, ou ainda, da estrutura física. Cultura institucional representa tudo aquilo que é praticado (explícito e implicitamente) pelas pessoas que compõe a instituição. Representa a identidade de grupo da instituição.

E em conjunto com os líderes vamos fortalecer a conexão entre propósito da empresa e identidade das equipes, para que a cultura se expresse de maneira equilibrada, funcional e produtiva.

ASSESSORIA PARA LÍDERES

O objetivo é estimular uma liderança equilibrada, profissionalizada e preparada para lidar com os desafios da gestão de pessoas.

Além de capacitar tecnicamente na prática de gerir pessoas, vamos desenvolver a autenticidade, alinhamento a um propósito e capacidade de empatia do líder. Que são os princípios chaves para aumentar a conexão humana, engajamento e alinhamento entre líder e liderado.

E como são as lideranças que incentivam diretamente as ideias e o comportamento dos grupos, vamos permear esta assessoria com o propósito da instituição. E desta forma, garantir a manutenção dos objetivos, políticas e ferramentas da empresa.

BENEFÍCIOS

PROFISSIONALIZAÇÃO

Aperfeiçoamento de técnicas e uniformização de processos em gestão de pessoas.

ENGAJAMENTO

Aumento da conexão emocional e senso de pertença dentro de equipes e instituição.

FERRAMENTAS

Práticas, processos e ferramentas funcionais, adequadas à realidade da instituição.

LIDERANÇA

Líderes mais preparados tecnicamente e emocionalmente para gerir equipes de maneira alinhada ao propósito da empresa.

O PROCESSO

O modelo para conectar Gestão de Pessoas ao Propósito da Equipe ou Instituição, segue o método de gestão PDCA (Plan–Do–Check–Act), adaptado com as técnicas da Congruência Interna.

1. CLAREZA DE PROPÓSITO (Planejar)

Vamos clarificar a identidade como líder ou como instituição. Qual a nossa causa? Qual nosso objetivo no papel que desempenho como líder ou como negócio? Onde queremos chegar e como queremos fazer isso?

2. POLÍTICAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS (Fazer)

Com o propósito claro, fica mais fácil criar e desenvolver políticas internas, bem como, decidir por quais ferramentas em Gestão Pessoas são mais adequadas para a tua equipe ou negócio. Nesta etapa vamos nos dedicar ao desenvolvimento e implantação destas ferramentas processuais.

3. LIDERANÇA COM PROPÓSITO (Checar)

Neste momento vamos investir no desenvolvimento técnico e pessoal de líderes. As lideranças são os principais agentes de transformação de uma equipe ou instituição. Por isso, com líderes alinhados ao propósito (profissional ou da instituição), garantimos a manutenção dos objetivos, políticas e ferramentas.

4. CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA INSTITUCIONAL (Ação)

Nesta etapa vamos estimular e monitorar a consolidação das mudanças. Quando alguma ideia ou projeto sai do papel e evolui não só para a prática, mas para a rotina de equipes, falamos de consolidação e imersão na cultura e identidade institucional.

E é isso que estamos buscamos: concordância entre objetivos e ações; alinhar propósito e práticas:

Equilíbrio entre as metas da instituição e sua cultura interna.

Equilíbrio entre as características genuínas de um líder e sua prática de liderança.